quarta-feira, 27 de julho de 2011

CONCEPÇÃO DE ÉTICA E JUSTIÇA DE PAUL RICOUER

Em Ricouer temos três bases para que se ocorra a eticidade: a ética, a norma moral e a sabedoria prática. A ética possui a idéia de bem como essencial, e a ética abordada por Ricouer é a ética teleológica, da busca dos fins últimos. A norma moral parte dos pressupostos kantianos, que apresenta a idéia dos imperativos, das obrigatoriedades. Da moral parte a perspectiva do sujeito autônomo, que é muito importante pra esse filósofo. A autonomia é a reciprocidade, separação do logos, diferente de uma autonomia isolada, é uma autonomia ligada ao outro.
A ética tem primazia sobre a moral, ou seja, ela está acima da moral.
Ricouer coloca presente também a idéia de vida boa, que possui uma certa primazia sobre a obrigatoriedade, em que os deveres estão um pouco abaixo da vida boa. Assim, pode-se dar uma impressão que possa excluir-se a normatividade. Mas, ele faz uma união entre ética e moral, e, esta proximidade necessita de uma mediação hermenêutica.
A idéia de sabedoria prática está baseada no sujeito autônomo através da reciprocidade com o outro, ou seja, a autonomia não pode ser uma autonomia auto-suficiente em si mesma, mas para o outro.
Atualmente, o sujeito autônomo tem que ser um intérprete dos valores extraídos da ética e da moral para a sua vivência cotidiana.
O foco continua sendo o viver bem, do eu com e para os outros (estima de si, solicitude e instituições justas, idéia de bem). Temos fortemente presente neste pensamento a esfera do respeito pelo outro, a normatividade e a justiça (idéia de obrigatoriedade).
Ricouer, em seus estudos, aprofunda-se em uma reflexão sobre a idéia de justiça e a idéia de justo. A idéia de justiça refere-se preocupação com as questões que se ligam as leis e sua aplicação. Já a idéia de justo se aplica no “reconhecimento da justiça à justiça”, que apresenta a idéia do justo em si.