quarta-feira, 27 de julho de 2011

INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS - WITTGENSTEIN

No estudo de vários filósofos percebemos o grande interesse em trabalhar a questão da linguagem e Wittgenstein não faz diferente sendo que ele a apresenta como parte constitutiva e necessária para o conhecimento humano. No estudo do Tractatus, este filósofo já nos apresentou a questão da linguagem e nas Investigações Filosóficas ele não fará, pois apresentará a linguagem como estrutura fundamental para a constituição e desenvolvimento da vida do homem.
O conhecimento se dá por meio da relação entre a palavra e a coisa (objeto). Pois através da palavra é possível comunicar o conhecimento, transmiti-lo e sem a palavra não seria possível nem a existência do conhecimento, pois o conhecimento se dá através da linguagem que é o que constitui a palavra. E somente através da coisa podemos comprovar o próprio conhecimento. Quando Wittgenstein cita Agostinho ela toca bem neste ponto da relação entre a palavra e a coisa, onde ele apresenta a aquisição da linguagem (Agostinho) que necessita de dois momentos: a significação da palavra e o uso da mesma.
Mas para Wittgenstein somente através da ação é que é possível esta relação entre palavra e coisa. Ao fazer uso de fragmentos primitivos da linguagem não necessitamos de todo o aparato lingüístico, pois apenas estes fragmentos formam a linguagem completa.
É importante ressaltar também que para Wittgenstein será apenas através da linguagem que poderemos nos relacionar com o mundo e dele fazermos parte.