terça-feira, 2 de novembro de 2010

Que “coisa” é essa, que chamamos de Brasil???

ESTA SEMANA QUE AINDA ESTAMOS EM ESPIRITO DE ELEIÇÃO E DEMOCRACIA DISCUTIREMOS UM POUCO IDÉIAS A RESPEITO DO NOSSO BRASIL QUE É MUITO RICO EM ALGUMAS COISAS COMO A CULTURA, MAS MUITO POBRE EM ALGUMAS COMO RESPEITO POR EXEMPLO. PARA ISSO DISPONIBILIZEI UM RESUMO SOBRE O LIVRO " QUE COISA É ESSA, QUE CHAMAMOS DE BRASIL???". BOA DISCUSSÃO A TODOS...
  
          Esse é um dilema que atualmente vem afligindo muito a humanidade, especialmente o “nosso Brasil”. Este dilema de não saber realmente a sua identidade, de perder a suas características básicas, de origem e que o distinguem dos outros países, ou melhor, características essas que o fazem ser o Brasil que conhecemos (ou pensávamos conhecer) e não outro.
            Geralmente quando se fala em outros países a respeito do nosso as pessoas ficam maravilhadas pela diversidade de culturas e pela felicidade e entusiasmo que só o povo brasileiro tem. Mas, ao termos uma visão mais panorâmica sobre nossa região podemos perceber que todo esse entusiasmo vem sendo deixado de lado, sendo que este é algo além de nossa cultura nos distingue e revela nossa verdadeira “cara brasileira”. Para substituir esse nosso entusiasmo entra em campo a pobreza, a fome, a violência, a morte (tanto de corpo como de alma), o preconceito, e tantos outros adversários que se formos citar todos esta simples introdução não se fará suficiente.
            Algo que ainda vem para desfavorecer o nosso crescimento é o sistema de governo e as pessoas que colocamos lá para organizar o nosso país, ou melhor, a nosso lar (sendo que este deveria ser o significado de nação para nós). Em um olhar bem resumido parece que nossos governantes não estão tão preocupados como deveriam estar quantos aos nossos problemas.
            Uma música que pode nos ajudar melhor a compreender este caos que nos rodeias é a música Que País é Esse?, do grupo Legião Urbana.



Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse? (Refrão 3x)
No amazonas, no araguaia iá, iá,
Na baixada fluminense
Mato grosso, minas gerais e no
Nordeste tudo em paz

Na morte o meu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papéis e documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse? (Refrão 4x)
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o
brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão

Que país é esse? (Refrão 3x)


            Estas partes em negrito são as que mais nos interessam, pois elas evidenciam a falta de interesse do governo com o país que tem a zelar e que eles mesmos não respeitam as leis que para entrar em vigor necessitam além da aceitação do povo a própria aprovação deles, que muitos fraudes e roubos financeiros ficam escondidos por trás de documentos falsificados que servem apenas para comprovar um enganoso direito que alguns acham que tem, e a questão de nossa cultura e valores que têm suas origem no início de nosso país com os próprios índios que estão praticamente em extinção. Um ponto interessante a se notar nesta música é que quando se fala no Brasil, o nome do país aparece em letra minúscula, até mesmo porque como as coisas andam isto não aparenta mais ser uma nação mas sim um verdadeiro lugar de intrigas e desordem.
            Agora, temos todo os direitos, argumentos, bases e antes de tudo o dever, uma vez que aqui é nossa casa, de perguntar: Que coisa é essa, que chamamos de Brasil???


Jorge Marcos dos Santos