domingo, 18 de setembro de 2011

A invenção da ideia de Homem como fator fundamental na construção do campo de estudos antropológicos

            O projeto de construção de uma ciência intitulada por antropologia apresenta-nos dois objetivos centrais: a construção de um determinado grupo de conceitos, dentre eles o próprio conceito de homem como um objeto do saber; e a constituição de um saber que não seja apenas de reflexão, e sim de observação, um saber empírico.
No século XVI e XVII, os viajantes tinham outro objeto de observação que era mais o céu, a fauna, a flora do que o homem em si, e quando o observavam se atentavam apenas ao homem físico e não a todos os seus aspectos. A partir do século XVIII, inicia-se o surgimento daquilo que será uma antropologia social e cultural.
Logo, após o surgimento da ideia do homem como um objeto de estudos no século XVIII, é que temos as primeiras premissas do nascimento da antropologia. Sem a ideia de homem não há antropologia, pois o homem é o seu campo e objeto de estudos. Por isso a necessidade da união entre a reflexão organizada do filósofo e a observação sistemática do viajante sobre o homem como capacidades necessárias ao antropólogo.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

LAPLANTINE, François. Aprender Antropologia. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.