quarta-feira, 27 de julho de 2011

Raciocínio e as Habilidades de Pensamento

Um dos pensadores que trabalham as habilidades de pensamento é Gilbert Ryle, que acredita que o pensamento pode ser ensinado como uma matéria qualquer. Dessa forma, podemos aprender a pensar melhor apartir do momento em que aprendemos a raciocinar, mas para pensar melhor devemos trabalhar a linguagem. Ou seja, trabalhamos a linguagem para raciocinar melhor e assim pensar melhor também, pois o raciocínio começa com o desenvolvimento da linguagem.
O desenvolvimento do nosso pensamento não se encontra na aquisição do conhecimento através de nossas experiências, mas nas práticas do próprio raciocínio. Sendo que o pensamento ocorre de uma forma organizada, e com mais habilidades desenvolvidas teremos mais êxito na utilização e aquisição do conhecimento. Enquanto que o com habilidades pouco desenvolvidas alcançaríamos facilmente o fracasso lógico do pensamento.
Não podemos desenvolver apenas uma ou outra habilidade, mas todas as habilidades jutas, pois ao pensarmos fazemos uso de todas as habilidades para formularmos bem nosso raciocínio, ou seja, ela ficam muito interligadas no momento em que pensamos.
Logo, o método da aula de filosofia é um meio de diminuir a irracionalidade ou até de prevenir as crianças disso. A partir disso podemos dizer que as habilidades de pensamento são trabalhadas de uma forma humanista em que há a valorização do educando.

Os quatro Grupos de Habilidades Cognitivas

            O objetivo da educação compreende fortalecer as habilidades cognitivas e aperfeiçoá-las, do mesmo modo que aperfeiçoamos a linguagem.

  • Habilidades de Investigação: é a prática auto-corretiva, pois precisa acrescentar uma mudança ao sujeito quando o mesmo se encontra errado, através da auto-correção. É necessário perceber que é pela investigação que a criança consegue articular sua experiência anterior, com a experiência presente e a prepara para novas experiências (assim como a possibilidade de estimá-las).
  • Habilidades de Raciocínio: é através dessa habilidade que somos capazes de pensar a respeito do mundo e de nossas experiências sem a necessidade de novas experiências. E o conhecimento é ampliado através desta.
  • Habilidades de Formação de Conceito: esta possibilita o agrupamento de um conjunto de ideias similares que tenham alguma relação entre si e com isso criamos ferramentas que nos permitem elaborar julgamentos.
  • Habilidades de Tradução: é dizer algo que já foi dito de outra forma sem alterar o sentido do mesmo.
            Contudo, todos esses grupos de habilidades estão ligadas e para que uma determinada habilidade seja utilizada, várias outras são trabalhadas em conjunto.